Super Copa Pioneer já faz parte do calendário oficial do município de São Paulo

16/05/2019

Super Copa Pioneer já faz parte do calendário oficial do município de São Paulo

No dia 9 de maio de 2019, entrou em vigor a lei de número 17.081, de autoria do vereador Alfredinho, que inclui no calendário oficial do município da Cidade de São Paulo o evento “Super Copa Pioneer", dando o seu devido reconhecimento como um dos maiores campeonatos do futebol de várzea do município. O objetivo é fazer com que o evento receba mais apoio do Poder Público para a realização dos jogos.

A Super Copa Pioneer, que esse ano está na sua 4ª edição, é um dos maiores eventos esportivos da Cidade de São Paulo na atualidade, e certamente um dos maiores torneios de futebol de várzea do país. Reúne mais de 80 equipes de futebol amador, de diversas regiões da Cidade e Grande São Paulo. Substitui em importância torneios consagrados como o Desafio ao Galo, que teve início em meados dos anos 70 e foi extinto em meados dos anos 90, e a Copa Kaiser/SEME, que surgiu em meados dos anos 90 e foi extinta em 2014.

Iniciada em 2016, com 32 equipes, a Super Copa Pioneer tinha como objetivo festejar o aniversário do Pioneer F.C., que em 2010 sagrou-se campeão da Copa Kaiser. O torneio conta com fase classificatória em grupos e sistema mata-mata, a partir das oitavas de final.

Em 2016, o torneio foi disputado no CDC Parque Dorotéia, na Região de Pedreira, passando a ser realizado também na Arena Santa Amélia, no mesmo distrito, a partir de 2017. Estima-se que mais de 10 mil pessoas tenham assistido as finais de 2016 e 2017, público que somado se repetiu na edição de 2018 e continuou crescendo em 2019.